Inpasa produz etanol hidratado, utilizado diretamente nos postos de combustíveis; etanol anidro, misturado à gasolina; e o etanol neutro, destinado à indústria farmacêutica e cosmética (Foto: Divulgação/ Inpasa)

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (15/07), que a Inpasa, maior fabricante de etanol de grãos do país, vai instalar sua primeira unidade goiana em Rio Verde. O investimento privado será de R$ 2,5 bilhões para a construção de uma refinaria, com expectativa de geração de cerca de 3 mil empregos, dos quais mil serão diretos.

Caiado recebeu a confirmação diretamente do CEO da empresa, José Lopes, enquanto cumpria agendas da missão internacional ao Japão. Em uma videoconferência com o empresário, ele celebrou a escolha por Goiás, ao lado do prefeito de Rio Verde, Welington Carrijo; do secretário municipal de Indústria e Comércio, Denimarcio Borges; do ex-prefeito, Paulo do Vale; e do deputado estadual Lucas do Valle.

O governador destacou que a Inpasa vai comprar parte da produção goiana de milho para o processamento de etanol.

“Essa instalação em Rio Verde vai gerar milhares de empregos e ainda absorver, só da safra goiana, mais de 2 milhões de toneladas de milho. Isso é desenvolvimento, tecnologia, emprego, é Goiás sendo realçado no cenário internacional”, afirmou Caiado.

O prefeito Welington Carrijo reconheceu a importância de uma articulação conjunta entre Estado e prefeitura para consolidar a vinda do empreendimento, após cerca de um ano de negociações.

“Agradeço ao governador Ronaldo Caiado, que fez de tudo para que isso acontecesse. Hoje teremos a maior usina de esmagamento de milho em Rio Verde”, afirmou.

“Esse é o maior programa social que podemos oferecer: geração de empregos e oportunidades para todos”, salientou o ex-prefeito Paulo do Vale.

Entre as vantagens apresentadas à companhia estão a infraestrutura local de logística, com rodovias duplicadas e em bom estado de conservação; o parque industrial estruturado; e a oferta de mão de obra qualificada.

Sobre a Inpasa

Fundada em 2006, no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos do país, com operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A usina de Rio Verde será a primeira unidade da empresa em Goiás. Sua capacidade operacional permite o processamento de 35 mil toneladas de milho e sorgo por dia, e a armazenagem de 6,2 milhões de toneladas de grãos.

Vídeo

Governador Ronaldo Caiado destaca impacto positivo da nova fábrica para a economia goiana

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
15 de julho, 2025 às 14:21:07
Economia

Notícias Relacionadas

SIC alerta para impacto da tarifa de 50% dos EUA para produtos de Goiás

Medida, de forte impacto comercial, ameaça comprometer o desenvolvimento de setores estratégicos da economia goiana, sobretudo agronegócio, mineração, indústria de transformação e indústria farmacêutica

Publicada a LDO com normas para orçamento estadual de 2026

Diretrizes poderão ser ajustadas com a possível adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que deve substituir o Regime de Recuperação Fiscal

Goiás poderá exportar veículos Mitsubishi fabricados em Catalão

Primeiro dia de missão oficial goiana no Japão resulta em acordo que impulsionará economia de Catalão, com aumento de produção para atender os países da América do Sul

Assista

hqdefault Goiás receberá refinaria da Inpasa, maior produtora de etanol de grãos do Brasil

Banco de Imagens

Governador Ronaldo Caiado

Primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado

Endereço: R. 82, 400 – St. Central
Goiânia – GO, 74015-908

  

Expediente • Política de Privacidade

Agência Cora Coralina © 2025 – Todos os direitos reservados.

access_icon Goiás receberá refinaria da Inpasa, maior produtora de etanol de grãos do Brasil
access_popup Goiás receberá refinaria da Inpasa, maior produtora de etanol de grãos do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *